Blog Maranata

Você sabe o que é cultura empresarial?

A cultura em uma empresa é fundamental para a organização e alcance de objetivos estratégicos da empresa, ela auxilia na tomada de decisões e serve como base para a dinâmica de funcionamento do negócio. Sem uma cultura bem estabelecida, é praticamente impossível que a empresa se desenvolva de maneira sólida e sustentável. Ela nasce dos princípios, valores e crenças dos fundadores e principais líderes da empresa.


Podemos definir a cultura como conjunto de valores, crenças, hábitos, comportamentos e boas práticas inerentes a uma organização, ela é um dos pilares que sustentam a identidade organizacional e faz com que a empresa seja única. A cultura possui elementos importantes, que são, a missão, visão e os valores, sendo a Missão a razão pela qual a empresa existe, é o proposito que justifica a concepção do negócio; a visão se refere aonde a empresa pretende chegar a longo prazo, ela trata dos objetivos que a empresa deseja alcançar no decorrer de sua existência; já os valores são os princípios dos quais a empresa não abre mão, eles representam o cerne da cultura empresarial.


O diálogo no ambiente empresarial é de extrema importância para saber como os colaboradores se sentem em relação à empresa, quais são as expectativas, se estão motivados, suas sugestões para melhorias dos processos, entre outras informações, além de fortalecer a confiança e respeito do colaborador para com seu gestor. Os treinamentos e palestras para os colaboradores também ajudam no fortalecimento e disseminação da cultura organizacional entre toda a equipe. A cultura empresarial é importante, pois tende a atrair mais talentos, pois é mais valorizada por seus colaboradores e também é reconhecida pela sociedade, além disso, a implantação da cultura empresarial é a melhora na comunicação verbal entre a equipe e também por canais oficiais como e-mails, ferramentas metodológicas ágeis, como Monday, Trello, Slack e WhatsApp. Ela também agrega facilidade na tomada de decisões mais assertivas e estratégicas e, consequentemente, ajuda na formação de um time mais engajado.


A Maranata possui a própria cultura que nos ajuda a contribuir com sonhos e na vida de nossos clientes através das janelas.


Missão: Criar e inovar na área de esquadrias com alta tecnologia e atendimento personalizado.
Visão: Em 2030 ser a empresa mais reconhecida no ramo de esquadrias de alto padrão, distribuindo em todos os estados do Brasil.
Valores: Espiritualidade, satisfação do cliente, honestidade, contribuição, produtividade e qualidade.


Anualmente no mês de outubro, realizamos o nosso evento de cultura, onde reunimos toda a empresa para um dia de aprendizado e comunhão, apresentando aos novos colaboradores a história, missão, visão e valores da empresa, além de reforçar nosso propósito à todos os colaboradores que fazem parte dessa família chamada Maranata.